top of page

Queijo fresco, queijo Meia Cura, e queijo curado!



Fala pessoal tudo bem aqui hoje Rodrigo Cordeiro do Diretim da Roça para falar com vocês mais uma dúvida que vivo recebendo nas feiras eventos e atendimento às pessoas referente ao queijo meia cura, então se você tem dúvidas sobre algum assunto comenta no post que vamos responder elas ok!

Vamos lá, queijo é tudo de bom e sempre digo que queijo é igual namorado(a) cada um tem o(a) de sua preferência, tem pessoas que gostam do queijo mais encorpado mais intenso no sabor, sabe aquele queijo bem curtido, maturado então esse seria um queijo mais forte ou intenso no sabor alguns dizem que sentem até o gosto do curral!

Eu particularmente adoro mas tem muita gente que não suporta! Preferem um queijo mais leve como o fresco, ou mais light como muitos chamam, independente do seu gosto é importante respeitar o gosto do coleguinha, afinal gosto é gosto e não se discute!

Dito isso, vou explicar a diferença dos queijos mais comuns o fresco, o meia cura e o curado.

Como um bom mineiro lá do triângulo Mineiro, não posso deixar de demonstrar meu apreço ao queijo meia cura aquele amarelinho por fora e branquinho por dentro isso o meia cura como o nome já diz está na metade do processo de maturação ou como dizemos em minas no meio da cura pois quando o mesmo está curado ele fica todo amarelo e mais seco pois o processo de cura se dá pelo fato de secar o queijo e com a multiplicação das bactérias boas que estão presente no queijo.

Muita coisa? é nada! Importante é saber que se tem o fator tempo na ação da cura!

Basicamente é assim: Queijo Fresco acabou de fazer e não foi prensado, logo ele fica mais molhadinho.

Queijo Meia Cura - Ele após ser feito é prensado para retirar o soro e acelerar o processo de cura e coloca-se sal para ajudar na secagem e vira-se o mesmo uma vez ao dia ou de acordo com o queijeiro para o processo de maturação.

Queijo Curado - É o queijo que passou pelo processo de maturação, em todas as fazes o queijo é queijo uai e você pode apreciar como preferir! Lembro que no Diretim da Roça você pode comprar queijo fresco, queijo meia cura, queijo curado.

Ah e só mais uma dica: fazer pão de queijo com queijo curado não tem melhor!

E você gostou do tópico de hoje?


Mande sua sugestão ou dúvida para nós em nossas redes sociais, @diretimdaroca ou em nosso site www.diretimdaroca.com.br aproveite e compartilhe essa informação com seu amigo que é doido por queijo!


227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page